domingo, 30 de outubro de 2011

Avistado


Quase tudo pronto para a viagem... finalmente o visto chegou (com um pouco de atraso como toda boa burocracia), agora é só esperar a CAPES implementar a bolsa para poder viajar. Nesse meio tempo precisamos confirmar onde vamos morar, fazer o seguro obrigatório e preparar para a próxima etapa da burocracia, quando chegar lá (obter a carte de séjour, matrícula definitiva na universidade, contrato de aluguel, abrir conta em banco, e comprovar tudo isso pra CAPES).

Obter os vistos foi uma etapa puramente burocrática, porque quando chegar lá vamos precisar apresentar os mesmos documentos de novo (e mais alguns) para validar eles. Ele só foi útil mesmo para fazer uma ótima viagem à Brasíla e conhecer M. Lucien Gaujac, o cônsul honorário da França em Aracaju, que além de ser gente boa nos deu algumas dicas legais do que fazer/procurar quando chegar lá.

As dicas ficam para o próximo post, por enquanto, vamos comemorar a chegada do visto!


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pedido de Visto


Passaporte, fotos 3x4,copia identidade, Convention d'accueil carimbada pela instituição e pela prefeitura francesa, Comprovante de rendimentos, Copia do último diploma, Certidão de Casamento. Parece  uma lista simples, mas para juntar todos esses documentos foi um processo demorado. Começando pela comprovação de rendimentos, isso se resume , nesse caso, a carta da Capes cedendo a bolsa, pra obter esse papel simples foi necessário todo um processo de seleção, entrevistas, documentos franceses  e espera... muita espera. Já a Convention d'accueil se trata de um documento que foi enviado pela universidade francesa, que de certo modo é uma "carta de acolhimento". Fora o certificado de mestrado que ainda estava na Unicamp , passaporte e certidão de casamento que foram providenciados as pressas.
Depois de passarmos por essa maratona burocrática, nos encontramos agora nos últimos metros. Após providenciar cuidadosamente todos os documentos e esperar pacientemente os que alguma forma dependiam de alguma instituição ou da boa vontade pessoa pouco acessível, fizemos o pedido do visto nessa última segunda-feira.
Lá fomos nós para Brasília , todos os residentes do norte e nordeste devem fazer o pedido de visto pra França lá, chegamos lá na embaixada , preenchemos os formulários, entregamos os documentos, foram tirada fotos e colhidas as digitais e pronto, tudo resolvido em menos de meia hora. Felizmente os 5 dias em Brasília, mesmo o motivo ter sido só essa entrevista, foram muito bem aproveitamos. Como diz o ditado "quem tem amigos, não morre pagão", fomos muito bem acolhidos, e conhecemos lugares fantásticos.
E a pergunta que não quer calar... e agora, tudo certo? viajam quando? Agora é esperar novamente, esperar o visto chegar (previsão de 10 dias), depois escanear e mandar pra Capes e após eles implementam a bolsa, já que se sairmos do país sem a implementação da bolsa, o direito da bolsa é perdido.
Estamos quase lá, e como costumo falar, estamos mais perto do que longe, nos metros finais.