terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Je parle français (um pouco)...

Quando escolhi o nome do blog, não imaginava que essa frase seria tão constante no meu dia-a-dia.No começo fazia muito sentido, pois entendia quase nada do que as pessoas falavam. Mas depois,  acho que fiz uso do "je ne parle pas français" de um certa forma indevida. Com o tempo a compreensão dos sons foi evoluindo, as frases se tornaram mais decifráveis, mas a cabeça entra em confusão com a formulação da resposta e muitas vezes a tal frase vem como forma de proteção, quase automática. 
Esse ano minhas resoluções de ano novo foram bem diferentes do convencional, uma delas foi falar menos que não sei falar francês e tentar me arriscar nas respostas tortas, talvez esteja dando certo. Usei essa frase só 2 vezes esse ano e ambas foram no tal desespero de encontrar resposta. Essa minha decisão veio com uma lógica: não é necessário falar o óbvio. As pessoas notam sua dificuldade de falar e muitas vezes tentam ajudar e dessa forma se aprende muito mais que acabando com a conversa na primeira frase.
Minhas aulas de francês começaram e sei que isso vai fazer com que meu aprendizado acelere muito mais, com uma professora que só fala francês, pra desespero de grande parte da turma onde muitos falam inglês, chinês, espanhol ou italiano. E como a turma é de iniciantes a maioria mal compreende o "je m'appelle Claude" (piada pra quem assiste o seriado Friends). 
E assim as coisas vão evoluindo, se tornando mais familiares e o desespero da tal falta de comunicação se amansando. A nova regra é : você não é obrigada a saber, mas é obrigada a aprender. E assim minhas expressões mais usadas vão aumentando de quantidade. E sabe aquelas 4 palavras mágicas que aprendemos quando pequenos? (Obrigado, por favor, desculpe, com licença). Quando se aprende qualquer língua , essas devem ser as primeiras, pois sem dúvida serão as mais usadas(e elas realmente abrem portas como nos diziam) e no francês podemos acrescentar o "bonjour", pois antes de se referir a qualquer pessoa, ele é obrigatório.




Fotos da minha nova cidade, Orsay
















4 comentários:

  1. Ana Márcia Coutinho Canuto10 de janeiro de 2012 às 10:32

    Ah, Camila, inteligente como vc é, logo logo estará craque no francês e poderá trabalhar ou fazer outro curso.
    Tente conversar com Janinho na lingua francesa, assim vão treinando...kkkkkkkkkk
    Sua nova cidade é muito bonita mesmo, essas fotos estão lindas!
    Beijos pra vcs!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que cidade mais cutchi-cutchi!!! Ameeii!!!
    Tenham um ano de muito aprendizado por aí!
    Em todos os sentidos!
    Beijo da gorda! UMAH!
    =*****

    ResponderExcluir
  3. Como é bom saber que você já começou o seu cursinho de francês! Vai conhecer uma rotina nesse mundo de novidades que você está vivendo. Saudades. =)

    Carlinha

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?