terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aprendendo francês


Sem dúvida , como já disse no primeiro post, a maior dificuldade em todas essas mudanças vai ser aprender uma língua nova. Língua essa que eu nunca tive contato nenhum, nem curiosidade na verdade. Fora o tempo de aprendizado bem reduzido, já que fui adiando devido a todo o transtorno que a monografia e o fim da faculdade traz.
O francês tem toda uma sonoridade e biquinhos que faz com que seja uma língua de certa forma requintada , cheia de regras de etiqueta, onde só se usa a segunda pessoa do singular (tu) em casos de grande intimidade, melhor tratar por "Vous" pra que não se sintam invadidos. E o fato dele ser de origem latina , assim como o português, com todo seu pretérito do presente ou futuro-mais-que-perfeito, essa complicação junto com seus verbos auxiliares completamente irregulares. Absorver vocabulário de uma língua nunca antes escutada, quando escutada completamente ignorada é um tanto complicado mesmo.
Mas não estou desanimada junto as dificuldades, só não tenho dúvidas de que tudo que tentarei aprender antes de ir vai servir pra eu chegar lá e saber que, como diria o grade filósofo Sócrates, "Só sei que nada sei". Pelo menos as lições são realmente direcionadas a sobrevivência, como ir a padaria, queijaria, doceria , restaurante , supermercado, metrô, comprar roupas, calçados e assim vai. Com certeza a teoria vai ser completamente diferente da pratica, mas tomara que ajude. Só faltam 6 aulas pra acabar e sabendo que eu precisaria de mais uns 2 anos pra tentar falar pelo menos "não muito mal", não que o professor seja ruim, pelo contrário, ele é ótimo e além de passar o aprendizado da língua, também divide um pouco da sua experiencia por terras francesas, o que une a teoria a pratica. Mas 32 horas não são suficiente , nem pro mais superdotado, aprender realmente uma língua  tão complexa e cheia de peculiaridades. E eu? com minha reles inteligência medíocre ( de mediana mesmo ) tentando absorver o máximo possível, só que as vezes bate uma sensação de frustração, mas felizmente passa e sei que serei ousada o suficiente pra colocar o que eu aprendi ou deixei de aprender em prática. E começarei do começo da maioria dos livros de francês: "Je voudrais un croissant, s'il vous plaît"


                                                                  

Um comentário:

  1. Sempre achei o francês tão chique! O dia-a-dia lá te dará mais segurança porque ousadia você já tem de sobra! ;)

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?