sábado, 10 de setembro de 2011

Primeiros passos

Como tinha prometido pra alguns amigos meus, esse blog terá o intuito de dividir novidades e dificuldades dessa minha nova jornada. (Certo que não é nenhuma ideia inovadora, tem milhões de blogs desse tipo). Daqui a 2 meses estarei morando na França, em Evry pra ser mais exata. Meu "marido" (entre aspas pq ainda não me acostumei com a ideia) passou no doutorado e eu aceitei o desafio de iniciarmos nossa vida a dois por lá. Tivemos que fazer a união as pressas para que isso fosse possível, já que os planos era nos casarmos ano que vem.
O título do blog já diz tudo "Eu não sei falar francês" e sem dúvida essa será minha maior dificuldade, tô aprendendo o máximo que posso antes de ir, sites, músicas e tudo que tiver em francês. Além de poucas horas com um professor, na primeira aula ele perguntou qual era o nosso objetivo e sem pensar respondi : "sobreviver".

Mesmo faltando tão pouco tempo falta uma infinidade de coisas pra resolver:
- Achar onde morar (essa tá dando muito trabalho)
-Tirar o visto (Antes disso ainda tem toda uma papelada envolvendo Capes, Campus France e a faculdade de lá)
-Traduzir documentos (pra ajudar Aracaju não tem tradutor juramentado, e pra fazer em Recife ou Salvador tenho que mandar as originais pelo correio, no meu ver é arriscado demais. Pra que inventaram as cópias autenticadas?)
-Compras (mala, roupas e tudo que você precisa quando vai se mudar e só pode levar 33 kg)
-Casacos (Já que chegarei lá na pior fase do inverno e inverno pra mim é 20 graus).

Então, espero que tudo dê certo e dê tempo!

3 comentários:

  1. kkkk muito bom :)

    realmente não deve ser nada fácil essa mudança toda ... mas vc sabe muito bem que no final tudo da certo .. e vai dar sim :)

    quanto a tradução ... acho q vcs devim traduzir aqui em BH kkkkkkkkk

    eu já sei fritar ovo .. já já vc sabe falar frances ;)

    "bonne chance"(via google translate) nessa nova fase e no novo blog ;)

    ResponderExcluir
  2. não se preocupe, amore, no começo parece tudo difícil, é correria, mas tudo vai dar certo, pode ter certeza!
    mas não subestime o frio, compre casacos grossos mesmo, pra não morrer congelada.
    bjos bjos muita sorte to torcendo por vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Mila, será ótimo acompanhar o seu diário de bordo, digo, de vida francesa! Tenho certeza que vai ser uma experiência incrível!

    Acompanharei com prazer... e com saudades! :)

    Beijo

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?