sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bureaucratie

"Vou Estudar na França"

Não pensava que uma frase tão simples fosse demorar tanto tempo pra ser dita...

Hoje faz um ano que eu decidi me inscrever para uma bolsa de doutorado no exterior pela CAPES, depois de enviar mais documentos do que eu sabia que tinha, conseguir cartas de recomendação e (felizmente isso eu já tinha) um orientador, pensava que a complicação tinha acabado. Engano meu, em Abril recebi um aviso de que meu pedido tinha sido aprovado (na primeira etapa do processo) e que eu precisava mandar vários outros documentos e comparecer a Brasília para uma entrevista. Muito a contragosto, fui à Brasília passar uma semana (mais uma vez dei sorte, um amigo tinha se mudado para lá e não precisei gastar com hotel) porque a CAPES só informou que minha entrevista seria em algum momento entre as 8h da terça e as 18h da quinta (o horário específico só foi informado na terça de manhã). Entrevista tranquila, acho que só serve para fazer alguns desistirem (ir à Brasília sai caro para quem mora no Nordeste, e eu estou pedindo a bolsa porque não tenho dinheiro). Mais uns meses de espera e finalmente em Junho soube que fui aprovado. Agora é esperar chegar a carta de concessão chegar para dar entrada no visto, mais um mês de espera e... a carta de concessão veio com o nome errado, mais 20 dias de espera e estamos em Agosto. Agora eu tenho 2 meses para conseguir o visto, porque se não estiver na França até o fim de Novembro minha bolsa será cancelada (porque ela faz parte do orçamento de 2011). Ah, faltam mais uns 5 documentos para enviar à CAPES (incluindo uma carta da universidade francesa, que precisei pedir 3 vezes, atrapalhando as férias da minha orientadora, porque cada vez havia algo errado.)

A burocracia brasileira é ruim, e a Bureaucratie não fica atrás. Nesta reta final, com mais contato com a França, descobri que eles gostam mesmo dessa coisa, tanto quanto a gente (a grande vantagem é que os funcionários são mais eficientes e prestativos, pelo menos os que eu tive contato). Agora falta 1 mês para a viagem, mas ela ainda não tem data, porque oficialmente eu ainda não tenho bolsa (tenho que voltar mais uma vez em Brasília para tirar o visto).

Vi um dia desses um pronunciamento da nossa presidente afirmando que o país tá uma maravilha, principalmente a educação. Dizia também que estava incentivando a ida de brasileiros para estudar no exterior...

Só consegui pensar que estou indo para a França porque não fui chamado no concurso para professor efetivo que passei, e que a CAPES foi bem clara quando disse que a ordem do governo era reduzir o número de bolsas. Esperar o que de um país que faz uma propaganda sobre o ensino superior e não consegue acertar o plural de campus (campi)?

Sei que depois de esperar um ano, gastar quase 2 mil reais e quase desistir várias vezes por causa do stress desse processo, eu ainda não posso dizer:
"Vou Estudar na França"

2 comentários:

  1. Esperava um post mais otimista... kkk já que já estamos quase no fim de todo esse processo.
    No final tudo sempre dá certo mesmo e eu estou do seu lado sempre.
    Te amo

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?