quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Brasilidade



Um dos conselhos que eu recebi antes de chegar foi :  de não manter amizade só com brasileiros. Não sei se não ir pra show de artistas brasileiros está incluído nisso tudo.  Ontem fomos para o show de Tulipa Ruiz em Paris. Com alguns contratempos, o fato do show ter sido numa ruazinha quase não localizável no mapa, o que levou quase 1 hora para encontrá-la, e a correria pra sair antes que o último trem saísse,( já que infelizmente não moramos em Paris.) Mas o fato que valeu a pena, não foi um super show em números de pessoas, tinham umas 70 pessoas por lá e sem dúvida com grande parte de brasileiros. Porém, além de eu achar a voz dela fantástica e com músicas bem gostosas de ouvir, todo o ambiente tinha uma atmosfera familiar, pessoas sorridentes, com idioma conhecido e as brincadeiras com a língua francesa no palco.
Não condeno os brasileiros que  não seguem o conselho a risca. Pois é muito mais fácil tentar manter uma relação com pessoas que já se sabe ter algo em comum, nem que seja só a Pátria e a língua. Já que você conhece seus hábitos e não vai se encher de dedos por parecer invasivo demais.
Eu pretendo seguir o conselho, já que ele faz todo sentido pra mim. Na minha concepção é fundamental para a  fase de adaptação, e para provar  todas as experiências que esses três anos podem trazer. Mas confesso que de início não parece fácil. O fato é que eu mal sei como começar  uma amizade, já que a maioria dos meus amigos vêm de longa data. E não dá pra chegar no meio da rua e pergutar: "Ei, vamos ser amigos?". Sei que quando começar a ter uma rotina  por aqui de cursos e esporte ficará bem mais fácil.
Mas quem prefere ficar no: "ei, sou brasileiro também".  Como já aconteceu comigo por aqui. Isso traz um ar de proteção e conforto, do tipo, não sou extraterrestre sozinho.

 Em homenagem ao ótimo show de ontem, vou postar uma parte do show com minha música preferida.

6 comentários:

  1. Nega,acho q vc deve seguir os conselhos mesmo...Veja cmo uma nova experiência mesmo...certo que não dá p evitar as amizades,pq amizade acontece...Ela pode vir c um francês...um brasileiro...coisa e tal...deixa a coisa rolar...rs...mas se puder,menos brasileiro pq vc tem q falar francês,neh?!?!kkkkkkkkkk
    Continue escrevendo...adoro seus textos!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai bia...qyu lindo..a minha proteção e meu conforto vc sempre vai ter..mesmo que temporariamente longe..Amo você!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q vc vai acabar abrasileirando td mundo com essa sua brasilidade. Antes mesmo de se tornar uma francesinha.kkkkkkkkk Aproveite bem td q a França tem pra vc, Mila. Eu tô achando td essa aventura na França sensacional. =*

    ResponderExcluir
  4. Oi Mila, imagino mais ou menos o que vc está vivendo por aí, pq me ocorreu algo meio parecido por aqui, mas de intensidade muitoooooooooooooo menor, é claro...mas o caso de fazer amizade, foi o mais difícil para mim qnd vim morar aqui, certo que eu tenho Lecinho e os amigos deles, mas no inicio eles só eram amigos dele, aí depois sim, foi se cultivando minhas amizades. Uma coisa que vc disse que é bem importante, a amizade que eu criei aqui, fora os amigos de Lecinho foi a partir da rotina de trabalho e estudos e com vs com certeza será a mesmo coisa. É chato, pq vai ter dia que vc queria ligar para aquela amiga em especial e ir conversar com ela, PESSOALMENTE, no shopping, barzinho e não vai poder, mas com o tempo vc vai encontrar uma amizade dessas por aí e vai ficar tudo ótimo!!!
    Grande Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o problema não parece estar em ter amigos brasileiros, mas em não fazer novos amigos franceses, espanhóis, australianos...

    E não fazer amizade me parece ser uma expressão que pouco se aplica a você, uma pessoa adorável!

    A sua rotina te trará pessoas especiais! ;)

    ResponderExcluir
  6. Prima, talvez a amizade com os franceses demore um pouco por causa da barreira da língua... Mas estou certa de que dentro de uns seis meses vc já estará falando francês melhor de que os nativos... Além disso, vc já terá um conhecimento melhor sobre seus hábitos, sobre a maneira de "chegar neles"... Aí sim vc poderá exercitar tda a sua habilidade de fazer amigos... Sorte dos franceses!!! Sem esquecer dos espanhóis (os da cataluña são mto simpáticos!), italianos, ingleses, brasileiros....

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?