quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um mês


Mal as coisas começaram a se acertar e já se passou um mês que chegamos. Os montes de coisas pra resolver não acabaram. Mas os nós estão se desatando com menos dificuldade. Com um mês já dá pra entender como as coisas funcionam, até porque as coisas não diferenciam muito do Brasil. Seja uma ligação de luz que precise de mais de vinte telefonemas pra que no final sempre falte mais uma pra terminar de resolver tudo, ou a ligação de gás que ele confirmam estar ligado e por não estar querem cobrar uma visita de urgência.
Nesse mês conheci vários franceses, bolivianos, peruanos, tunisianos, indianos, suíços e brasileiros. Gosto muito dessa multinacionalidade parece que o mundo fica um pouco menorzinho. A fama do francês mal-humorado foi deixada de lado, talvez eu tenha dado sorte, mas só os franceses gente boa cruzaram meu caminho até agora. Talvez melhor do que saber a língua, um bom sorriso para facilitar muitas coisas.
E quanto a frio, achei que realmente seria pior (talvez piore), mas o 0 °C não é tão assustador quanto imaginei.  Como os lugares são feitos pra aguentar o frio, com vidros duplos, carpetes entre outras coisas e os aquecedores costumam estar sempre ligados o frio não chega a se tornar insuportável. Até mesmo na rua se protegendo devidamente (claro!) o frio é completamente suportável sendo muitas vezes até agradável, posso dizer agora com conhecimento de causa que prefiro o frio ao calor, pelo menos o frio  sempre tem solução. 
Sabe aquela história que comida francesa é comida pouca? é o maior absurdo dos mitos sobre a França. Um verdadeiro jantar francês pode durar horas de pura comilança, já que ele é dividido em várias partes: Tira-gosto, entrada, prato principal, prato de queijos, sobremesa e, finalmente, o cafezinho. Isso sempre acompanhado de pães na maioria das etapas. 
As comidas me surpreenderam muito. Todos os derivados de leite são impressionantemente saborosos, vou precisar de todo o tempo pra experimentar todos os queijos que a França tem pra me oferecer, e vou aproveitar esse tempo pra isso também. O pão também é bem diferenciado, eles realmente sabem fazer pão e comê-lo também, as pessoas costumam comer baguetes inteiras andando pela rua, e ele faz parte da grande maioria das refeições e sempre finalizando a limpadinha no prato. As bebidas também ganham destaque. Sidra (cidre), champagne, vinho sempre estão presentes quase que diariamente. Ainda não posso falar do que gosto realmente, ainda não bebi nada que eu não gostasse. E posso incluir as cervejas nessa lista, mesmo não sendo bons produtores, são bons importadores. 
Enfim, são inúmeras pequenas descobertas que vão acontecendo diariamente. E devagar vamos sendo tomados por novos hábitos. Um deles que me chamou atenção e o de tirar os sapatos e entrar de meia nas casas, achava que isso era dos orientais, mas é um tanto comum por aqui.
E assim o aprendizado continua...

5 comentários:

  1. Estou aprendendo bastante aqui. Acredito daqui a dois anos acompanhando seu blog já estarei aranhando no francês.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Mila, apesar de n haver mts comemtários saiba que que mts estão lendo seu blog, viu? é que é tudo tão fascinante que não é necessario comentários!!!! beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. não foi Elyson que escreveu essa msg anterior n...foi Taís, é pq eu estou no pc da sala dele....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. As descobertas são sempre boas, mesmo que um dia elas não parecem agradáveis. E esse negocio dos sapatos tenho a impressão que tds esses lugares de invernos verdadeiros e carpetes kkkkk deve ser presente em mt mts lugares, dps p sua casa vc compra uma patunfa, pq assim que vc entrar vc muda de sapatos rsrs. sobre a comidada dps tbm vc pode provar todas as frutas e sucos que n tem aqui dps vicia nelas e qdo voltar vai ficar morrendo de saudades kkk. Falando em saudades, sinto saudades suas e das nossas várias despedidas e é sempre mt bom saber que vc esta mt bem por ai, msm com o apertinho que a distância sempre traz. Agora falata menos um mês p a volta rsrs. Beijo

    ResponderExcluir
  5. realmente, vc é a primeira q fala do bom-humor francês. Acredito piamente q a gente atrai o que emana, então vcs só podem estar recebendo coisas boas por aí!
    Qto ao frio, nunca peguei zero grau, mas concordo que prefiro o frio ao calor, pois o primeiro é contornável! Maceió tá pegando fogoooo, mesmo após um banho frio!
    No mais, inveja branca, inveja branca, inveja branca!!! Sou uma "queijófila" nata, assumida e compulsiva! Regados a um bom vinho então... ui!
    Beijo, gatinha!

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?