segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tem um trocado?


Diferente do Brasil, aqui na França moeda é dinheiro. Não que valha menos lá, mas quantas vezes a gente perde, ignora e, às vezes, até tem raiva quando recebe um troco razoavelmente grande em moedas? Aqui não dá pra viver sem elas: café, refrigerante, almoço, chocolate, absorvente, barbeador e mais um pouco pode ser comprado em máquinas espalhadas pela cidade (que funcionam exclusivamente com moedas). Aqui em Evry-Courcouronnes (a estação de trem perto de onde estou) só é possível comprar bilhetes com cartão de crédito ou moedas. Máquinas de lavar, secar, jogos de sinuca, dardos... tudo isso tem aqui no hotel, à base de moedas, é claro. Mais importante ainda, se você vai bater perna por aí, quase todo banheiro público é pago (adivinha como...).



Além de serem extremamente úteis, não adianta ficar juntando somente as grandes. As máquinas são seletivas, algumas só funcionam com moedas específicas (como a máquina de secar daqui, que só aceita moedas de 20cents ou 1euro), por isso, ter várias opções no bolso é sempre importante. Aqui (até agora) as lojas sempre têm troco, até aquele 1 centavo que a gente normalmente deixa pra lá, o que facilita muito a obtenção das (tão preciosas) moedas.

Mas, mesmo assim, me peguei parado em frente à porta da estação sem poder entrar e o jeito foi parar alguém na rua e perguntar: "moço, tem trocado?"

6 comentários:

  1. Virou pedinte de moeda...."Desculpa, mas essa não posso aceitar..só acceito de 20 cents pq a máquina de lavar so aceita essa..."kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Falando sério...Eu passei pela mesma no metrô daqui... a sorte que eu estava com um colega que pagou para mim!! :p

    ResponderExcluir
  3. Eu impressionante aquelas máquinas q vc coloca uma nota e elas te devolvem o troco em moedas.É meio q bruxaria.

    ResponderExcluir
  4. Depois de receber uma bronca de Camila porque entrei no blog e não comentei... resolvi comentar! hauhauhauahuaha

    Mas o problema é que eu tenho muita dificuldade em comentar em blogs. Eu sempre considerei um blog como cometários dos autores, assim não consigo naturalmente comentar um comentário...

    Já pensei em fazer um blog para comentar sobre a minha dificuldade de comentar em blogs e vê se a galera comenta alguma coisa que me ajude a comentar melhor sobre os comentários que eu ler!

    Enfim... era esse o comentário que eu queria fazer!

    hauhauahuahauhauhaa

    Ta massa o blog

    ResponderExcluir
  5. Esse meu namorado, não sei não, viu?
    huahauhauhauhauhau
    Muito massa Jânio, conhecer outras culturas, tb nos faz passar a dar valor a coisa que antes nem imaginávamos.

    beijos pra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  6. UADARRÉU!!!!!!!! Pensei que "tampax" só tinha aqui!!!!! Essa merda num é brasileira não é??? Com esse nome ultra mega "criativo" achei que fosse! b bjoss (Fabiano Malheiros)

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?