segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carnaval de Paris

Buscando comemorações carnavalescas nas proximidades, descobrimos um desfile tradicional em Paris. Os parisienses, e até mesmo moradores brasileiros, não tinham conhecimento da comemoração, e preferimos ir lá conferir de perto.


Não queríamos comparar o carnaval daqui com o carnaval brasileiro, pois no Brasil o carnaval é coisa "séria" e não uma grande brincadeira como deveria ser. Mas, quando se fala de carnaval, inevitavelmente, o brasileiro é a grande referência, e essa foi minha primeira impressão do desfile de carnaval francês.  Com direito a fantasias e desfiles tradicionais de alguns países, grande parte dos grupos fazia a festa ao som de ritmos brasileiros. Grupos de percussão tocando ritmos bem íntimos aos meus ouvidos, como samba, maracatu e até um pouco de funk carioca.

 



Até mesmo a propaganda do Carnaval deixava bem claro que ele era inspirado nos blocos de rua do Rio de Janeiro (que, por sua vez, são inspirados no carnaval de rua de Paris, que já acontecia desde a idade média). Dando uma pesquisada, descobri que a "passeata do boi gordo" é muito antiga e foi aqui que lançaram pela primeira vez Confetes e Serpentinas (que foram proibidos depois da Primeira Grande Guerra, por questões de economia).

É impressionante ver como, invariavelmente, a história do mundo, de um jeito ou de outro, passa por aqui. E como essa troca de cultura é positiva, uma festa que foi absorvida cultivada e com tanto amor pelos brasileiros e que agora os franceses se esforçam para trazer de volta. Aqui o carnaval é uma coisa nova, que voltou às ruas só em 2002, e que, como no Brasil, encanta os que vêem a folia passar. O bloco passar por diversos "bairros" da cidade, incluindo regiões de forte cultura estrangeira (como Beleville, tomado por asiáticos), e todos parecem gostar do ritmo hipnótico dos tambores, da força e da energia que emana deles.


Eles ainda têm muito o que aprender, os carros de som, por exemplo, têm uma qualidade sofrível. Mas acho que estão no caminho certo, talvez até mais certo que os brasileiros, porque aqui o carnaval é uma festa, e nada mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que pensez-vous?