domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fromagerie, Boulangerie, Boucherie ...



Uma cultura está nos pequenos hábitos. A grande comodidade de encontrar tudo nos grandes supermercados não é uma cultura francesa. Mesmo tendo grandes redes de supermercados como o Carrefour ou Franprix. A graça está em comprar as coisas em lugares que são especializado no que se procura, comprar queijo na padaria, pão na padaria, carne no açougue entre outras coisas. 
Fui começando a adquirir esses hábitos. Entrar numa queijaria e ter centenas de queijos a sua escolha e poder tirar dúvidas com o queijeiro qual o melhor pra cada ocasião,  do que é feito cada queijo e quais ele sugere que eu experimente. Uma das queijarias que eu frequento a dona é portuguesa e sempre demonstra alegria em conversar em português e quando eu prefiro me arriscar no francês ela me dá uma aula de francês. Minha lista de queijos experimentados sempre cresce e difícil é não gostar da maioria, Claro que tenho minhas preferências, prefiro os queijos mais duros ou com gosto mais forte (o Conté é o preferido do momento), mas não deixo de gostar de todos os outros que vez outra descubro (como o queijo de cabra com pimenta). Não teria experimentado tantos se ainda me limita-se a não comprá-los nas Fromagerie. 
Todo esse clima mais intimo que se encontra tanto na padaria (boulangerie), na feira e em outros lugares que fazem o que sabem e vivem pra fazê-lo, diferente da impessoalidade do supermercado. 
Como minha cidade é pequena a feira só acontece duas vezes por semana (na terça e na sexta),  e sempre acho agradável fazer minhas compras e sempre perguntando o nome das frutas ou verduras que eu desconheço em francês e assim ganho algumas das minhas manhãs. 
Gosto muito disso, ainda tenho que me aventurar pelo açougue e peixaria, mas antes pretendo desenvolver meus dotes culinários. Esses eu ainda permaneço comprando no supermercado, mas por pouco tempo.

2 comentários:

  1. Deve ser uma delícia deve ser fazer essse passeio gastronômicos, acho que eu ia adorar!
    Além de conhecer e comprar coisas deliciosas, ainda treina o francês e faz novas amizades.
    Aproveite bastante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. esse negócio de descobrir sabores é a melhor parte de se morar em outro lugar!

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?