terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Visão cinematográfica

Umas das coisas que sempre me deixa encantada por Paris é poder estar constantemente em cenários de filme. Da primeira vez que estive em Paris senti uma emoção por me ver no cenário de um filme que eu tinha visto recentemente, o "meia noite em Paris". Nunca saberei explicar como é essa sensação, é como se uma coisa que era tão distante anteriormente, agora se encontra diante dos seus olhos.
 Me deparei novamente com essa sensação. Chegando o Oscar, me dei conta que tinha assistido só  dois dos filmes indicados. E tive uma agradável noite assistindo três dos indicados: Hugo Cabret, O Artista e Dama de Ferro. Gosto de fazer isso pra ter minha opinião e acompanhar a premiação com alguma torcida. E esse ano, diferentes dos outros concordei com grande parte dos prêmios (menos o de melhor música original) mas não é sobre isso que pretendia falar por aqui, minha capacidade de mudar de assunto sempre faz eu discorrer e passear por assuntos diversos.

 Depois do trem atrasar e nosso planejamento de passeio dominical não ter dado certo, resolvemos fazer o que melhor se faz em Paris: Flanar (no dicionário: v.i Passear ociosamente, sem objetivo ou direção certa: saiu sem rumo, flanando.)e quando percebemos estávamos em frente ao Cemitério do Montparnasse, entramos e durante a caminhada me dei conta que aquele cenário fazia do filme que tinha assistido no dia anterior, Hugo Cabret, e aquela sensação gostosa e observar Paris pelos olhos cinematográficos e depois com meus próprios olhos voltaram.
Infelizmente a estação onde o pequeno Hugo mora,  mesmo existindo, não se encontra do mesmo jeito. Ao invés daquele cenário antigo, hoje existe uma grande estação toda de vidro, que ao meus olhos , mesmo sendo muito bonita , não combina com a Paris que eu gosto de enxergar. Uma Paris de certo modo intocável pelo tempo.














Mesmo sendo só coadjuvante, ela sempre dá um toque especial nos filmes. Acho que ela merecesse um Oscar de melhor coadjuvante, pois muitas vezes chama mais atenção que o foco principal do filme. Mas é uma delícia poder perambular por esses sets cinematográficos. Toda Paris parece um grande cenário e é uma honra uma parte da história da minha vida estar sendo rodada em um cenário tão encantador, mas estou falando da belíssima sétima arte. 




2 comentários:

  1. Belo texto :) Gostei do paralelo cinematográfico ..... Ainda nem assisti nenhum filme dos indicados/vencedores do Oscar ... quero assistir os 3 .... O de Hugo Cabret so conheço as imagens que passaram durante o Oscar e parece ser mt bom ... pelo bonito de ver ... mt bem feito :)

    ResponderExcluir
  2. Estive em minhas férias em Paris e fiquei num apartamento que aluguei bem próximo a Gare Montparnasse, na Av Du Maine. Realmente essa cidade é fantástica, na minha concepção a capital da Europa. Excelente texto Camila, parabéns.

    ResponderExcluir

Que pensez-vous?